TV na Escola e os Desafios de Hoje
 Apresentação
 O Curso
 Objetivos
 Conteúdos
 Organização
 Materiais de Estudo
 Atividades Básicas
 Atividade Optativa
 Tutoria
 Avaliação
 Certificação
 Núcleos
 Equipe

OS MATERIAS DE ESTUDO

a) Impressos especialmente elaborados para cada módulo do curso:

  • Guia do Curso TV na Escola e dos Desafios de Hoje;
  • Módulo 1: Tecnologias e Educação: desafios e a TV Escola;
  • Módulo 2: Usos da Televisão e do vídeo na escola;
  • Módulo 3: Experimentação: planejando, produzindo, analisando

b) Vídeos: veiculados pela TV Escola durante os meses do curso, às quintas-feiras às 21h, e reprisados às sextas feiras às 21h e aos sábados às 9h, 14 e 20h (horário de Brasília-DF). As informações sobre a grade de programação dos vídeos do curso serão divulgadas durante a programação da TV Escola e também fazem parte do material impresso encaminhado. Há vídeos especialmente produzidos para o curso e outros selecionados do acervo da TV Escola(vídeos de apoio).

c) Acesso ao Programa TV Escola: Procure acompanhar semanalmente a programação do curso pela televisão, nos horários indicados, para tomar conhecimento de informações complementares importantes para seu estudo.

Se você não tem acesso ao Programa TV Escola em sua casa, negocie com a direção de sua escola para que possa fazer as gravações. É importante que você assista aos programas e procure gravá-los em fitas de vídeo, usando-as até o trabalho final do curso. Sem elas você poderá ter dificuldades em realizá-lo. Também servirão para estudar melhor e revisitá-las sempre que necessitar.

Caso deixe de assistir a algum programa por alguma razão, lembre-se de que a cada semana reprisamos o conjunto dos vídeos correspondentes às unidades do módulo.

Caso sua escola esteja fechada no horário de veiculação dos programas, basta programar o videocassete para realizar a gravação (indicando data, horário de início e de término, canal, velocidade de gravação).

Caso não saiba como programar o videocassete, peça ajuda a colegas, alunos e outras pessoas da comunidade.

Persistindo o problema em gravá-los, a despeito dessas orientações, entre em contato com a Delegacia Regional de Ensino mais próxima, que poderá ajudá-lo(a) a obter cópia dos vídeos do curso.

d) Fichas de Avaliação do Material Impresso e Fichas de Avaliação dos Vídeos: incluídas em cada módulo, são fundamentais para o aperfeiçoamento dos materiais do curso. Não deixe de preenchê-las e de enviá-las aos seus tutores ao final de cada módulo.

Tenha sempre à mão os materiais do curso bem como publicações relativas aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à proposta curricular do curso, área do conhecimento, série e escola em que está atuando no magistério, pois isso facilitará a consulta sempre que precisar. Da mesma maneira, será importante dispor de livros didáticos, enciclopédias, revistas educacionais, publicações da TV Escola e dicionários. Procure sempre consultar o glossário de cada módulo, para ampliar seu vocabulário técnico. Complete-o, incluindo outras palavras que venha a pesquisar.

 
   topo


Desenvolvido pela Equipe de Desenvolvimento Web do NIn